segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Querer

 A cada dia fico estarrecida com a complexidade do ser-humano, as suas necessidades de explicações de todos os acontecimentos, a gana pelo conhecimento e a busca por sabedoria. Há dias que você não sabe como agir, até pensar se transforma em um exercício árduo. Os pensamentos que se passam na mente são aqueles focados na tarefa , e muitas vezes, os nossos inimigos. Já dizia Fernando Pessoa: "Pensar é essencialmente errar".
 Para embasar a sua tese, dizia que fomos criados para aceitar o meio no qual vivemos, e não questioná-lo. Porque tomar o conhecimento científico da queda de uma maçã, se o que importa é que da sua queda podemos nos alimentar sem esforço?. Porém o homem busca essa racionalidade, é isto que o torna complexo e tão fascinante com o diferencial em relação aos demais animais: capacidade de percepção e aprendizagem. 
 Queremos ser a base da perfeição, encontrar respostas a tudo e a todos. Lutamos contra o tempo para satisfazer nossas ganâncias e fraquejamos diante de um obstáculo. Não nos damos conta de que somos tão grandes assim, se conseguimos lutar tão "complexamente" por coisas tão simples, porque não lutar pra simplificar acontecimentos aparentemente tão complexos?
 A tendência que temos é não perceber essa grandiosidade e projetar todas as negatividades em nossos problemas. Podemos sim lembrar de situações que foram boas, esquecer das que não foram tão boas assim, e estagnar aquelas que hoje não possuem relevância. Porém o mais importante é não se deixar afetar por elas, erguer-se sempre e descobrir que é capaz de criar uma nova situação, com novos personagens.
  Por isso, em dias não tão quentes, em que nem o pensamento gostaria de se manifestar, é necessário utilizar todo o nosso potencial, que é inerente a todo e qualquer ser-humano. Usemos nossos esforços pra nos aquecer, não vamos nos abater por acontecimentos e não vamos nos preocupar com  pessoas que não nos dão o devido valor. O que mais fascina no estudo ao ser pensante é a sua vontade, sua perseverança, sua motivação e o seu querer que torna tudo possível...

4 comentários:

  1. "Porque tomar o conhecimento científico da queda de uma maçã, se o que importa é que da sua queda podemos nos alimentar sem esforço?"
    Simplesmente querer complicar a vida minha amiga kkk esse é o grande erro do ser humano..
    ja diria uma grande sábia minha amiga não sei se a conhece..." A vida é tão simples,a gente que complica ela".

    Fantastico Paula cada dia tenho mais orgulho de ter como compenheira desse dom que é de "doar mais que leituras,que é doar SONHOS"

    ResponderExcluir
  2. Paulinha,
    Você precisa se aprofundar em questões filosóficas, pois tem o dom de análise sistemática do ser humano, e da sua vida. E ainda a língua portuguesa se inclina por respeito às suas expressões.
    Use a abuse ...
    Tanto quanto as idéias que você lança, o Lançar das Idéias te torna especial.
    IMAD

    ResponderExcluir
  3. Muito bem expressado, palavras tornam - se brinquedos quando você escreve e sem se dar conta você brinca e essa brincadeira encanta a quem lê.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Putz gostei deste texto.........fala de muita coisa que eu penso ..compreender as pessoas suas motivaçoes seus desejos ,sua beleza seus defeitos...

    Ruben

    ResponderExcluir